A primeira embarcação do novo aquaviário já está em Vitória, inclusive, passando por testes operacionais realizados pela empresa responsável pela implantação. O último aconteceu está semana, na baía de Vitória.
Segundo informações da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), inicialmente serão três barcas que atenderão três estações distribuídas pela Grande Vitória, isso significa a redução de uma barca em operação no Estado.
Ainda segundo a secretaria, as outras duas embarcações devem ser entregues no mês de abril, e as atividades do aquaviário têm previsão para início em abril, o segundo adiamento neste ano. Antes, o funcionamento estava previsto para março, logo postergado para abril e agora, novamente, adiado para o mês seguinte.
De acordo com a Semobi, a estação de Porto de Santana, Cariacica, já está pronta, mas as da Enseada do Suá, em Vitória, e na Prainha, em Vila Velha, ainda passam por obras para construção dos pontos de embarque e desembarque dos passageiros.
Por meio de nota, a secretaria afirmou que tramita os processos para emissão e validação das licenças necessárias. Com as emissão das licenças e regularização, o governo deve incluir e iniciar as operações do Aquaviário, com tarifa única integrada ao Sistema Transcol, por meio do Cartão GV.