quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Nesta terça-feira (18), Vila Velha foi anfitriã de um encontro estratégico com a participação de secretários de Agricultura de 73 municípios capixabas. A reunião – que também contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo e do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ênio Bérgoli – aconteceu na Fazenda Paraíso, de propriedade do pecuarista Dalton Heringer.

O pecuarista ganhou medalha de ouro no Circuito Nelore de Qualidade – concurso organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil –, onde apresentou a carne bovina eleita como a de melhor qualidade do país.

“Agradeço ao secretário Ênio Bérgoli por escolher Vila Velha para realizar este importante evento e faço minha saudação a todos os secretários municipais aqui presentes, ressaltando que é uma honra recebê-los em nossa cidade, que possui grande potencial agropecuário e onde a zona rural ocupa 54% do território. Aqui, a pesca também é importante, pois temos 32 km de orla marítima e várias comunidades pesqueiras tradicionais que sobrevivem dessa atividade. Sejam todos bem-vindos. Espero que gostem de Vila Velha”, disse Arnaldinho, na abertura da reunião.

O prefeito ressaltou ainda que o encontro, que teve como objetivo debater o futuro da agricultura no Espírito Santo, era uma excelente oportunidade para que os secretários participantes recebessem orientação acerca dos procedimentos de acesso aos programas estaduais de apoio e incentivo à produção agrícola e pesqueira.

E Arnaldinho completou: “A gente sabe que em nosso país, o agro é uma mola propulsora da economia. E aqui no Espírito Santo não é diferente, tanto que apenas em janeiro deste ano, o agronegócio capixaba movimentou quase R$ 2 bilhões em exportações. Este desempenho – que representa um crescimento de 63,9% em relação a janeiro de 2024 – foi o melhor já registrado para o mês, em toda a história do nosso Estado”.

Nova secretaria

Em seguida, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Ênio Bérgoli, deu boas-vindas aos participantes do encontro e saudou, em especial, o anfitrião: “Quero parabenizar Arnaldinho pela visão estratégica e preocupação com o desenvolvimento agropecuário de Vila Velha, ao criar, recentemente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Essa iniciativa mostra a relevância do setor para o município e para o Estado”.

A pasta canela-verde é conduzida por Douglas Pinheiro, também presente na reunião: “Estamos trabalhando com diligência para dar maior protagonismo aos agricultores e pescadores de Vila Velha, implementando políticas públicas direcionadas ao atendimento e desenvolvimento do setor”, explicou o secretário.

No decorrer do encontro, Bérgoli apresentou diversos programas estaduais destinados não apenas ao fomento da produção agropecuária, como também à melhoria da infraestrutura rural e à implementação de novos investimentos no setor, em todos os municípios do Espírito Santo.

Outras ações que contribuem para o desenvolvimento do homem do campo também foram destacadas pelo secretário de Estado da Agricultura, como o repasse de máquinas e equipamentos para a manutenção de estradas vicinais; a instalação de energia elétrica trifásica na zona rural, o incentivo à agricultura familiar e o fortalecimento das cadeias produtivas que fazem parte do agronegócio.

Matéria relacionada

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Entre novidades e surpresas, o carnaval tradicional da Barra do Jucu, em Vila Velha, pede passagem na segunda-feira (16), a partir das 15 horas, quando os mascarados se juntam à

Secretária de Finanças assume cadeira na gestão do sistema tributário nacional

Secretária de Finanças assume cadeira na gestão do sistema tributário nacional

A secretária de Finanças da Prefeitura de de Vila Velha, Adinalva Prates, foi empossada nessa segunda-feira (09) como 1ª suplente do Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens

Arranjos Produtivos foca em crédito de carbono em sua 3ª fase

Arranjos Produtivos foca em crédito de carbono em sua 3ª fase

No terceiro ano de existência, o Projeto Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa (Ales), passa a priorizar mais um ativo de apoio à agricultura familiar: os créditos de carbono. Além

Procon está intermediando conflito após escola fechar unidade em Vila Velha

Procon está intermediando conflito após escola fechar unidade em Vila Velha

O Procon Vila Velha acompanha e está intermediando, desde janeiro de 2026, reclamações de alunos de uma escola de formação técnica, após o encerramento das atividades da instituição no município

​Sine Vila Velha inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego

​Sine Vila Velha inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine Municipal, inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego com carteira assinada, em

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha volta a colocar a economia solidária no centro do debate sobre desenvolvimento social e geração de renda. Nesta terça-feira (10), o Dia Municipal de Economia Popular e Solidária