A grande final da Taça das Favelas Brasil 2024, o maior campeonato entre favelas do mundo, está marcada para este sábado (21), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Na final masculina, o Espírito Santo enfrentará São Paulo, às 16h30, na disputa do troféu Jair da Matta. Antes, na final feminina, Minas Gerais e Rio de Janeiro lutam pelo troféu Marina Athayde, às 15 horas.
Realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) e o Ministério do Esporte, e produzida pela InFavela em cooperação com a Unesco, o torneio busca promover a inclusão social por meio do esporte. Somente em 2023, a competição impactou positivamente a vida de 1.900 jogadores.
O Favelão reúne 13 seleções femininas e 13 seleções masculinas, compostas por atletas que se destacaram durante a fase regional. Os confrontos finais terão dois tempos de 30 minutos cada.
No retrospecto masculino, São Paulo levou a primeira edição em 2022, enquanto Espírito Santo está com o grito engasgado por conta do vice-campeonato em 2023.
Para além das quatro linhas, a Taça das Favelas utiliza o futebol como uma poderosa ferramenta de inclusão social. O torneio conecta milhares de jovens atletas de favelas de todo o Brasil a um universo de oportunidades e novas perspectivas, abrindo portas para as carreiras profissionais desses jovens talentos.
A edição 2024 da Taça das Favelas conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal – braço social da maior produtora de aço no Brasil –, que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de jovens por meio da educação e do esporte, além de fomentar a formação de futuros talentos e atletas de base.
Final Taça das Favelas Brasil 2024
Feminino – 15h
Seleção Minas Gerais x Seleção Rio de Janeiro
Masculino – 16h30
Seleção São Paulo x Seleção Espírito Santo