A próxima edição do Capixabão já está com a tabela detalhada. Com início previsto para o dia 18 de janeiro, o campeonato acontecerá até 5 de abril, e os dez times participantes já conhecem a ordem dos adversários que vão enfrentar na primeira fase.
No próximo ano, disputarão o estadual: Rio Branco, Rio Branco de Venda Nova, Vitória, Porto Vitória, Desportiva, Jaguaré, Nova Venécia, Real Noroeste, Capixaba e Vilavelhense. Estes dois últimos, foram finalistas da Série B e garantiram o acesso recentemente.
O modelo de disputa do Capixabão não vai mudar para 2025. Assim como na última edição, que teve o Rio Branco como campeão, a fase de grupos será realizada em turno único, com todos os dez times jogando entre si, em nove rodadas. Ao final, os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois piores serão rebaixados.
A única diferença é que não haverá mais vantagem no mata-mata para o time melhor colocado. Qualquer empate será decidido nas penalidades máximas.
Jogarão cinco partidas em casa na fase inicial: Rio Branco, Rio Branco VN, Vitória, Porto Vitória e Real Noroeste. Os outros cinco clubes farão quatro jogos como mandantes.
A primeira rodada, marcada para 18 de janeiro, terá os seguintes jogos: Porto Vitória x Real Noroeste, Desportiva x Vitória, Rio Branco VN x Vilavelhense, Jaguaré x Capixaba e Nova Venécia x Rio Branco.
Na segunda rodada, marcada para 25 de janeiro, os grandes jogo serão o clássico entre Rio Branco e Desportiva, e o enfrentamento dos últimos finalistas da Copa ES, Vitória e Porto Vitória.
A reedição da última decisão do Capixabão entre os “xarás” Rio Branco, acontecerá na quartta rodada, no dia primeiro de fevereiro. E o duelo mais antigo do Estado, disputado por Rio Branco e Vitória, conhecido tradicionalmente como Vi-Rio, será na rodada 5, prevista para 08 de fevereiro.
CAPIXABÃO 2025
1ªrodada – 18/01
Porto Vitória x Real Noroeste
Desportiva x Vitória
Rio Branco VN x Vilavelhense Jaguaré x Capixaba
Nova Venécia x Rio Branco