Superlaboratórios de ciência e tecnologia serão realidade em mais cinco bairros do Espírito Santo. Além disso, os espaços contarão ainda com superbibliotecas, áreas de convivência e espaços para atividades esportivas.
A unidade modelo, em Jardim da Penha, Vitória, já está em funcionamento desde 2023 e apresentou resultados positivos, de acordo com Tatiane Franco Puiati, gerente executiva de Educação e Cultura do Sesi.
“As chamadas Escola Sesi de Referência funcionam com metodologias ativas. Colocamos o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Nessa nova estrutura, temos, além dos laboratórios de ciência e tecnologia, a sala de aula digital, com lousas interativas”.
A partir de agora, a ideia é que, até 2025, a nova estrutura já faça parte de mais quatro unidades, além da construção de uma nova em Aracruz. A mudança significa 2.276 novas vagas.
A matrícula para novos alunos na rede Sesi está prevista para outubro deste ano. Já a rematrícula está prevista para acontecer em agosto.
Para os interessados em matricular os filhos, a orientação é comparecer à unidade de interesse, realizar um pré-cadastro e aguardar.
As escolas entram em contato de acordo com a ordem de inscrição e o surgimento de vagas para a série ou ano desejado. A meta é que a nova estrutura já esteja implementada em todas as 12 unidades do Sesi do Estado até 2035.
Assim, alunos como Samir Gobbi Gonçalves e Nicole Castro Soares terão mais oportunidades para aprender e se aprofundar em conhecimentos específicos, como a Robótica, em laboratórios equipados e com professores como Bruno de Castro, do Sesi de Jardim da Penha, Vitória.
A presidente da Findes, Cris Samorini, fala que o investimento para a criação de mais cinco Escola Sesi de Referência é de R$ 143 milhões.
“Acreditamos que a educação é a base para desenvolvermos um país e para gerarmos mais oportunidades para a sociedade. As Escolas Sesi de Referência são mais do que instituições de ensino; são verdadeiros centros de inovação e excelência”.
A Escola Sesi de Referência emprega uma metodologia que une Ciências, Matemática, Engenharia, Artes e Design em um ambiente que incentiva o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizagem.
Mais vagas com novas Escolas Sesi de Referência
Aracruz, no bairro Boa Vista (capacidade pós-obra: 1.120 alunos).
Araçás, em Vila Velha (capacidade após obra: 1.820 alunos).
Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Alto Monte Cristo (capacidade pós-obra: 1.465 alunos).
Linhares, no bairro Aviso (capacidade pós-obra: 1.460 alunos).
Maruípe, em Vitória (capacidade pós-obra: 575 alunos).
Matrícula
Aos interessados, as escolas estarão aceitando novas matrículas a partir de outubro. Já a rematrícula está prevista para agosto.
Para se inscrever, basta procurar a unidade de interesse e realizar um pré-cadastro.
As escolas entram em contato com os inscritos, por ordem de inscrição, sempre que houver vaga para a série ou ano desejado.