domingo, 7 de dezembro de 2025

Projeto Orquestra de Violões nas Escolas oferece oportunidade para alunos da rede estadual

 

A Secretaria da Educação do Estado (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), segue com o Chamamento Público Música na Rede Nº 13/2024, voltado para a seleção de bolsistas para atuação e pesquisa no Programa Música na Rede, que contempla o Projeto Orquestra de Violões nas Escolas da Rede Pública Estadual do Espírito Santo.

Este chamamento, aberto em abril e realizado de forma contínua, se destina aos alunos participantes do projeto Orquestra de Violões nas Escolas, oferecendo um incentivo financeiro para se dedicarem tanto aos estudos escolares quanto aos estudos musicais.

Os valores das bolsas são de R$ 450,00 para alunos do Ensino Médio e R$ 300,00 para alunos do Ensino Fundamental.

O Projeto Orquestra de Violões nas Escolas, parte integrante do Programa Música na Rede, não apenas proporciona educação musical, mas também se destaca por sua integração à pesquisa, buscando constantemente aprimorar as políticas públicas de educação musical no Estado.

Desde sua inauguração em 2012, o projeto tem sido um símbolo de cooperação e excelência educacional, alcançando 65 escolas em 34 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado.

Sua missão vai além do ensino do violão, visando enriquecer o currículo escolar com dados e conhecimentos que promovam a evolução do programa educacional.

Um dos destaques do projeto é a Orquestra Jovem de Violões Música na Rede, que democratiza a oportunidade para alunos participarem de um grupo de referência.

Fundada em 2018, a orquestra é formada por alunos que se destacam em suas escolas de origem, sendo um verdadeiro impulsionador da educação musical coletiva e da prática orquestral.

Por meio das bolsas de pesquisa oferecidas, esses jovens têm a chance de se dedicar integralmente aos estudos musicais e escolares, contribuindo significativamente para a redução da evasão escolar e a melhoria do desempenho acadêmico.

Além de seu impacto educacional, a Orquestra tem conquistado o cenário musical capixaba com performances em eventos como o Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival Internacional de Violão do Espírito Santo, o Festival Orquestra de Violões e o Festival de Férias Música na Rede.

Para mais informações sobre o Chamamento Público Música na Rede Nº 13/2024, acesse o link: https://fames.es.gov.br/editais

Para informações sobre o Programa Música na Rede, acesse: https://musicanarede.fames.es.gov.br/

Matéria relacionada

Rodoviários da Grande Vitória aprovam paralisação para a próxima semana

Rodoviários da Grande Vitória aprovam paralisação para a próxima semana

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), aprovou, nessa quinta-feira (4), o estado de greve da categoria. De acordo com o sindicato, a decisão foi tomada

Senai Porto é inaugurado e abre caminho para mais de 3 mil matrículas por ano em qualificação profissional

Senai Porto é inaugurado e abre caminho para mais de 3 mil matrículas por ano em qualificação profissional

A Federação das Indústrias do Estado (Findes) e o Senai-ES inauguraram, nesta quinta-feira (4), o Senai Porto, unidade instalada no Armazém 03 da área portuária de Vitória, administrado pela Vports.

Chuva deve continuar intensa em todo o ES nesta quinta-feira

Chuva deve continuar intensa em todo o ES nesta quinta-feira

Após uma quarta-feira (3) com chuvas intensas e alagamentos em cidades de todo o Espírito Santo, o tempo instável deve permanecer nesta quinta-feira (4). De acordo com o Instituto Capixaba

Hospital Evangélico conquista 1º lugar em prêmio com projeto voltado para pessoas com autismo

Hospital Evangélico conquista 1º lugar em prêmio com projeto voltado para pessoas com autismo

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Sustentabilidade “Farol do Bem”, promovido pelo Sindifer, com o projeto “O Som do Meu Nome”, desenvolvido

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

A produção de peixes cultivados no Espírito Santo vive um momento de retomada e expansão. Após oscilações entre 2014 e 2020, a aquicultura capixaba recuperou seu ritmo e alcançou, em

Polícia Federal investiga transferência ilegal de eleitores no Caparaó Capixaba

Polícia Federal investiga transferência ilegal de eleitores no Caparaó Capixaba

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), uma operação para combater crimes eleitorais no município de Divino São Lourenço, no Caparaó Capixaba. Segundo a investigação, eleitores estariam recebendo benefícios em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *