domingo, 7 de dezembro de 2025

Alunos da rede estadual retornam às aulas com novidades no segundo semestre no ES

Após duas semanas de recesso escolar, cerca de 190 mil estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo se preparam para retomar a rotina nas salas de aula nesta segunda-feira (28), marcando o início do segundo semestre letivo. As atividades seguem até o dia 16 de dezembro, conforme o Calendário Escolar.

Durante a pausa, várias unidades escolares passaram por melhorias estruturais e pedagógicas. Um exemplo simbólico é o Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, que está prestes a apresentar uma nova identidade visual em sua fachada.

A escola recebeu uma intervenção artística por meio do projeto A Cara do Estadual, que tem como objetivo valorizar a cultura escolar e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os estudantes.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a pintura do mural foi desenvolvida a partir de uma escuta ativa com alunos e membros da comunidade escolar, que indicaram temas que gostariam de ver representados no espaço.

Esporte, comunidade, liberdade, a população negra e o orgulho de ser aluno do “Estadual” são alguns dos elementos retratados na obra assinada pelos artistas Lu Bicalho, Handerson Chic e Iran de Oliveira. Além da fachada, o projeto contempla novas intervenções visuais previstas para o segundo semestre, incluindo o grêmio estudantil e o ginásio da escola.

Outro destaque deste período é a mobilização da Secretaria da Educação (Sedu) para ampliar o acesso e a permanência de jovens e adultos na escola.

Com a ação “Chamadão da EJA”, segue em andamento a Chamada Pública Escolar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo a oferta nas modalidades Semipresencial e Profissional. Esta última possibilita aos estudantes a conclusão da educação básica com formação técnica em uma das áreas ofertadas.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mariane Berger, explicou que a mobilização já passou por terminais de ônibus da Grande Vitória e continua com atividades como o “AdesivEJA”, nos entornos da Sedu Central, e o “EJA na Praça”, com ações previstas para Itararé e Praça Costa Pereira, em Vitória.

Na sequência das ações prioritárias do semestre, acontece também a terceira e última etapa da 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT). A competição, inédita na Rede Estadual, mobilizou estudantes de todas as regiões do Estado e alcançou um índice de adesão de 90%, tornando-se um marco importante para o estímulo à aprendizagem da matemática e ao desenvolvimento do raciocínio lógico.

“O alto índice de participação mostra o engajamento das escolas e o interesse dos estudantes pela disciplina, reforçando o papel da OCMAT como uma estratégia de valorização do conhecimento”, afirmou a gerente do Currículo da Educação Básica na Sedu, Aleide Cristina.

Outro destaque do segundo semestre é a reabertura, a partir desta segunda-feira (28), do período de inscrições para o Programa Pré-Enem 2025, que oferece aulões presenciais em todas as escolas-polo, reforçando a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos próximos meses, também está previsto o embarque dos 350 estudantes selecionados para o Programa Intercâmbio Sedu 2025. Eles terão a oportunidade de aprimorar competências linguísticas em inglês ou espanhol durante três meses em países como Estados Unidos, República da Irlanda, Inglaterra, Canadá e Argentina.

Além disso, será iniciado o período letivo dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma concomitante, ofertados em parceria com diversas instituições. A iniciativa amplia as oportunidades de formação profissional para os estudantes da Rede Estadual.

No campo esportivo, os Jogos na Rede movimentarão as escolas com a participação de 10 mil estudantes nas etapas regionais. A Etapa Final será realizada em dezembro, no Sesc Guarapari, com cerca de 1.100 alunos, fortalecendo o espírito esportivo, a integração e o trabalho em equipe.

Matéria relacionada

Rodoviários da Grande Vitória aprovam paralisação para a próxima semana

Rodoviários da Grande Vitória aprovam paralisação para a próxima semana

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), aprovou, nessa quinta-feira (4), o estado de greve da categoria. De acordo com o sindicato, a decisão foi tomada

Senai Porto é inaugurado e abre caminho para mais de 3 mil matrículas por ano em qualificação profissional

Senai Porto é inaugurado e abre caminho para mais de 3 mil matrículas por ano em qualificação profissional

A Federação das Indústrias do Estado (Findes) e o Senai-ES inauguraram, nesta quinta-feira (4), o Senai Porto, unidade instalada no Armazém 03 da área portuária de Vitória, administrado pela Vports.

Chuva deve continuar intensa em todo o ES nesta quinta-feira

Chuva deve continuar intensa em todo o ES nesta quinta-feira

Após uma quarta-feira (3) com chuvas intensas e alagamentos em cidades de todo o Espírito Santo, o tempo instável deve permanecer nesta quinta-feira (4). De acordo com o Instituto Capixaba

Hospital Evangélico conquista 1º lugar em prêmio com projeto voltado para pessoas com autismo

Hospital Evangélico conquista 1º lugar em prêmio com projeto voltado para pessoas com autismo

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Sustentabilidade “Farol do Bem”, promovido pelo Sindifer, com o projeto “O Som do Meu Nome”, desenvolvido

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

A produção de peixes cultivados no Espírito Santo vive um momento de retomada e expansão. Após oscilações entre 2014 e 2020, a aquicultura capixaba recuperou seu ritmo e alcançou, em

Polícia Federal investiga transferência ilegal de eleitores no Caparaó Capixaba

Polícia Federal investiga transferência ilegal de eleitores no Caparaó Capixaba

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), uma operação para combater crimes eleitorais no município de Divino São Lourenço, no Caparaó Capixaba. Segundo a investigação, eleitores estariam recebendo benefícios em