Os carros importados já estão chegando pelo Portocel, em Aracruz, Norte do Estado, que é especializado no embarque de celulose e pertence à Suzano e à Cenibra.
Chegou ontem o primeiro navio trazendo 1.500 veículos vindos da China. Até o fim do ano, está prevista a chegada de mais 8 mil.
Os carros são da chinesa BYD, e marcam o primeiro desembarque de veículos em Portocel desde a sua inauguração, em 1978. Desembarcada, a carga seguirá para os portos secos da Grande Vitória.
O vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Ricardo Ferraço acompanhou os desembarques dos primeiros veículos, junto com o prefeito da cidade Dr. Coutinho, e com executivos de Portocel e da Suzano.
Ricardo destacou que é um desafogo para o Porto de Vitória e seus terminais, como em Vila Velha, que recebem números expressivos de veículos importados.
“Estamos vivendo um momento único. Com a privatização do Porto de Vitória e a chegada da Vports, ampliou o movimento do porto em Vitória e Vila Velha. E essa nova rota marítima em Portocel é um marco para a economia e logística do Estado. Mas os veículos vão continuar chegando em Vila Velha”, explicou.
Segundo Ricardo, os navios chegavam vazios para o Portocel, e agora vão passar a trazer veículos da China e voltar ao país asiático com carga de papel e celulose. Para se ter ideia, mais de 40% da celulose da Suzano é exportada para a China.
“A princípio, até o fim do ano, 8 mil veículos devem desembarcar em Aracruz, mas esse número certamente vai ser maior. Com os navios vindo carregados, há ganho de competitividade, reduz custos como de frete, e essa novidade cria empregos e renda”, disse.
O Brasil vem recebendo uma quantidade enorme de carros elétricos importados no primeiro semestre de 2024, porque o imposto de importação vai subir nas próximas semanas. Os portos, entre eles o de Vitória, estão sobrecarregados. Já faltam até espaços nos portos secos.
O objetivo dos executivos do Portocel é estabelecer linhas regulares para o transporte de veículos por Aracruz, aproveitando a crescente demanda por carros elétricos no Brasil.