Assessora de investimentos da Sicredi Serrana traz as principais tendências para o mercado de investimentos e dá dicas para quem quer começar a investir
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou novo aumento da taxa básica de juros Selic, saindo dos atuais 12,25% ao ano para 13,25%. A medida, que visa controlar o avanço dos preços e trazer mais estabilidade à economia, impacta diretamente as decisões de investimento, levando os investidores a reconsiderar suas estratégias diante de um cenário de juros mais elevados.
A assessora de investimentos da Sicredi Serrana, Ludmilla Franca, pontua que as mudanças irão moldar as oportunidades e os desafios para investidores de diferentes perfis. “Compreender as tendências é fundamental para tomar decisões informadas e ajustar sua estratégia financeira de forma eficaz. Esse cenário de juros elevados e inflação dentro da meta cria oportunidades para investir com segurança e rentabilidade”.
A Selic é um dos principais indicadores econômicos do Brasil e serve como referência para diversas modalidades de crédito e rentabilidade de investimentos. “Entre as alternativas estão títulos pós-fixados, como aqueles atrelados ao CDI e à Selic, que protegem o poder de compra do investidor. Essas escolhas podem ser especialmente atrativas para quem deseja aproveitar o momento econômico sem dispensar a estabilidade, já que oferecem rendimentos mais altos e atraem aqueles que buscam mais segurança em suas aplicações”, recomenda Ludmilla.
Para quem quer começar a investir, uma das primeiras dicas é estar atualizado com o mercado. Entre as principais tendências de investimentos para 2025, estão os investimentos alinhados a critérios sustentáveis, a renda variável, criptomoedas e fundos relacionados e previdência privada. Além disso, é preciso acompanhar as perspectivas econômicas e o monitoramento constante da política monetária.
“É preciso estar atento às tendências e adaptar sua estratégia às mudanças do cenário econômico, considerando as projeções para ajustar suas carteiras e maximizar os retornos a longo prazo. Seja investindo em sustentabilidade, diversificando ativos ou explorando novas oportunidades, é preciso adequar os investimentos ao perfil da pessoa, com organização e planejamento”, frisa a assessora.
Como se preparar para investir em 2025
Diversifique sua carteira: distribua seus investimentos entre renda fixa, renda variável e outros ativos para equilibrar riscos e retornos.
Atualize-se sobre o mercado: acompanhar notícias econômicas e tendências é fundamental para identificar boas oportunidades e evitar riscos desnecessários.
Ajuste seu perfil de investidor: reavalie sua tolerância ao risco e seus objetivos financeiros para garantir que sua carteira esteja alinhada às suas metas.
Conte com apoio especializado: consultar especialistas e optar por instituições confiáveis pode fazer toda a diferença na sua jornada de investimentos.