O Parque Cultural Casa do Governador promove, nos próximos dias 23 e 24 de agosto, mais um Parque Aberto, programação quinzenal gratuita que movimenta o maior espaço de arte a céu aberto do Espírito Santo, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha.
Na ocasião, o público poderá aproveitar uma agenda musical diversificada com shows de Luccas Martins e Quarteto Zuri, no sábado (23), e Mahmundi, no domingo (24), celebrando a riqueza da música afro-brasileira e as sonoridades eletrônicas contemporâneas.
A partir das 15h, no sábado (23), o multiartista Luccas Martins se apresenta ao lado do Quarteto Zuri, formado por Jacqueline Lima (violino I), Ana Vitória Sales (violino II), Dayse Sales (viola) e Jéssica Viana (violoncelo). O espetáculo promete unir a sonoridade hipnótica do handpan à força ancestral das cordas, criando uma experiência sensorial que reverbera raízes afro-brasileiras, por meio da música de câmara.
Com direção artística do próprio Luccas Martins, que também atua nas percussões tradicionais, o concerto propõe um diálogo entre as matrizes africanas e a música regional brasileira com uma abordagem sinfônica contemporânea. O repertório, resultado do projeto Handpan Brasileiro, iniciado em 2018, transita por ritmos como choro, ijexá, baião e outros sotaques afro-brasileiros.
Mais cedo, às 14h, acontecerá a oficina “Traço e impressão: a técnica da monotipia”, mediada pela educadora Juliana Galvão.
A proposta é oferecer uma experiência artística e sensorial por meio de uma técnica que utiliza tintas naturais à base de terra e outros pigmentos encontrados no próprio Parque, como folhas, sementes, galhos e flores. A ideia é estimular a criatividade, a conexão com o ambiente natural e a reflexão sobre a relação entre arte, território e sustentabilidade.
No domingo (24), às 12h30, a principal atração é Mahmundi, nome artístico de Marcela Vale, uma das vozes mais expressivas da nova música brasileira. Seu show apresenta faixas autorais que flertam com a música eletrônica, o indie, o lo-fi e a poesia reflexiva brasileira, além de trazer influências da sonoridade oitentista.
A cantora e compositora carioca entrega um espetáculo envolvente, pulsante e repleto de identidade, reafirmando seu lugar como uma das artistas mais originais da cena contemporânea.
A programação do Parque Aberto ainda conta com Visita Mediada, aula de yoga, Feira Curva, com expositores de arte, moda e gastronomia, como BlackBoo, Cumaru e Arame Sem Farpa, e a praça de alimentação, com Felipe Espetos, Marido Prendado, Crepezada e Cervejaria Incrível, das 13h às 17h no sábado (23) e das 8h às 15h no domingo (24).
A programação é gratuita, e os ingressos serão disponibilizados no link:
https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-17
Serviço
Parque Aberto
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Sábado, 23 de agosto, das 13h às 17h, com última entrada às 16h
13h às 17h: Feira Curva com BlackBoo, Cumaru e Arame Sem Farpa
13h às 17h: Praça de Alimentação com Felipe Espetos, Marido Prendado, Crepezada e Cervejaria Incrível
15h: show de Luccas Martins e Quarteto Zuri
Domingo, 24 de agosto, das 8h às 15h, com última entrada às 14h
8h às 15h: Feira Curva com BlackBoo, Cumaru, Sítio Gilles, Arame Sem Farpa e Amanga Arte
8h às 15h: Praça de Alimentação com Felipe Espetos, Marido Prendado, Crepezada, Le Bolitto, Cervejaria Incrível, Cervejaria A Fábrica e Summer Drinks
8h30: Ashtanga yoga com Taysa Machado
10h: Visita Mediada
12h30: show de Mahmundi