sábado, 22 de fevereiro de 2025

O primeiro dia de desfiles do Carnaval de Vitória em busca da elite.

 

Sete escolas de samba do Grupo de Acesso A do Carnaval de Vitória entraram no Sambão do Povo em busca de uma vaga para desfilar na elite no próximo ano. A estreia deste primeiro dia de desfiles começou às 22h10 de sexta-feira (2), com a apresentação da Andaraí.

A última a desfilar foi a Independente de Eucalipto, com término às 6h45 deste sábado (3). A agremiação campeã deste grupo garante acesso à elite do carnaval capixaba. Já a que ficar com a menor pontuação após a apuração das notas dos jurados será rebaixada para o Grupo B.

Quem abriu a noite de desfiles foi a Andaraí, escola que veio do Grupo Especial no ano passado e, por isso, de acordo com o regulamento, foi a primeira a entrar na avenida, exatamente às 22h10. O enredo da agremiação é uma reedição do carnaval de 1991, ano em que a verde e rosa foi campeã do Grupo A, “Histórias que a vovó contava”. Contos, purezas e encantos prometem fazer parte do desfile.

A segunda agremiação a entrar no Sambão do Povo foi a Mocidade da Praia, às 23h30 de sexta-feira (2). A escola trouxe para a avenida o enredo “Mangue: a origem da vida” com intuito de conscientizar sobre a preservação do manguezal em Vitória, um dos maiores do Brasil, além de enfatizar os encantos da biodiversidade presente na Capital.

A Imperatriz do Forte foi a terceira escola a desfilar e contou o enredo “Nascido em berço forte, para sempre um eterno aprendiz”. A ideia foi retratar sonhos de um grupo de jovens amigos que nasceram no Forte São João, na Capital. A escola entrou no Sambão do Povo com atraso de 10 minutos e 35 segundos, à 1h02 da madrugada deste sábado (3).

A quarta escola a desfilar foi a Independente de São Torquato, que trouxe a primeira capital do Brasil para o Sambão, com o tema “De Salvador ecoa o canto de alegria e a festa na capital da Bahia”. A agremiação de Vila Velha quis fazer poesia com a cidade baiana.

A quinta escola a desfilar foi a Império de Fátima, que entrou na passarela do samba com o tema “Benzê, beneditas benzedeiras”. A escola serrana conta com, aproximadamente, 800 componentes, 15 alas, três carros alegóricos e um tripé para retratar a tradição do ato de benzer conjuntamente à imagem das benzedeiras, ambas marcadas no imaginário, na memória e na cultura do povo brasileiro.

A sexta escola a desfilar foi a Unidos de Barreiros, que homenageou o município de Guarapari. O sol, o mar e a natureza da “Cidade Saúde” e a resistência dos povos originários são contados no enredo “Guarapari, o paraíso é aqui”. Ao todo, 800 componentes distribuídos em 15 alas e 2 alegorias fizeram o vermelho e branco da escola exaltar a história, beleza, cultura e lendas do município.

A sétima e última agremiação a entrar no Sambão do Povo foi a Independente de Eucalipto, agremiação que foi campeã do Grupo de Acesso B no último ano. O enredo para 2024 foi “Baixo Guandu, pelo mar e nos trilhos da economia o progresso se fez”, reverenciando a história da cidade capixaba.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na