sábado, 27 de junho de 2026

Música do capixaba Vander Costa no festejos do Carnaval em Recife e Olinda em 2024.

 

Uma música de Vander Costa, escritor e músico de Ecoporanga, na região Noroeste do Estado, será regravada e vai animar os festejos do Carnaval do próximo ano em Recife e Olinda, cidades de Pernambuco.

A música “Banho Pelado”, composta pelo artista e que faz parte de seu primeiro álbum, Bota Fé, lançado em julho, será gravada em ritmo de frevo, por meio de uma parceria com o maestro Parrô Mello (PE), que vai fazer para a canção um arranjo tradicional do estado do Nordeste.

Vander Costa fez uma publicação nas redes sociais, sobre a novidade. “Olinda e Recife vão cantar e dançar ao som de Banho Pelado no próximo carnaval”, escreveu.

O álbum

O álbum “Bota Fé”, de Vander Costa, tem 13 composições, com repertório bem diversificado, como funk, samba, reggae, rock, baião e marchinha. São temas que abordam memórias camponesas, paixões, o mundo do trabalho, meio ambiente, entre outros.

“Bota Fé”, faixa-título que dá nome ao álbum, é uma homenagem ao distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, considerada a capital das lutas camponesas no Estado. Além disso, “Bota Fé” traz memórias a um antigo córrego d’água, conhecido por muitos como “reguinho”, que havia na rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.

De início, era que o antigo córrego fosse o nome de origem de um bloco de carnaval, com temática ambiental. Por época, Vander foi convidado para compor a marchinha do bloco, que acabou não existindo. Anos mais tarde, a marchinha resultou em reggae e originou a canção “Reguinho”.

Além da diversidade de ritmos, o álbum conta com a participação de artistas de peso, como Raquel Passos, Kiko Almeida, Brígida D’La Penha, Elias (vocalista da Lion Jump), Caboclo Sapezeiro e Gessé Paixão.

“Bota Fé” conta também com livro, que pode ser baixado gratuitamente no site Digitaliza Brasil. Além das letras das músicas, o livro traz textos sobre o trabalho do autor. A introdução é de Juliano Gauche, outro artista ecoporanguense, músico e poeta.

O álbum teve show de lançamento na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, no dia 22 de julho.

Matéria relacionada

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foram medalhistas na Copa Sudeste de Taekwondo. A competição foi realizada entre a última sexta-feira (19)

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Um lavrador de 36 anos foi preso por suspeita de usar o ChatGPT para planejar crimes e ameaçar o próprio filho, de 8 anos, com a intenção de evitar pagar

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, ampliou, a partir deste mês de junho, a sua oferta de imunobiológicos especiais na unidade. O

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) pela morte do engenheiro João Paulo Sampaio dos Reis, de 47 anos, ocorrida em um acidente de tirolesa no Morro do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *