O Museu da Vale, que está fechado desde maio de 2022, em breve deve voltar a funcionar, porém em novo endereço. A informação é do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que disse nas redes sociais, nesta segunda-feira (18), que o Armazém 4 do Porto Vitória foi escolhido para abrigar o espaço cultural.
“O Governo do Estado acompanhou todo o processo e estuda assumir um outro armazém, ajudando a transformar o Porto em um polo cultural e gastronômico”, disse Casagrande.
O museu foi inaugurado em 15 de outubro de 1998 e funcionava em Vila Velha, onde era antigamente a estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória à Minas (EFVM).
O espaço ficou fechado entre 2020 e 2021 por conta da pandemia da Covid-19 e, em 2022 chegou a abrir, mas em maio foi fechado “para avaliação de questões operacionais”, segundo divulgou a Vale em nota na época. Até o momento, não foram divulgadas datas para funcionamento do museu em novo local.
Já havia informações de que o museu não ia mais receber visitantes na antiga sede, localizada no bairro Argolas, em Vila Velha. Segundo a assessoria da Vale, o motivo seria a segurança dos visitantes.