O
Espírito Santo, como o estado que mais possui italianos, fora da Itália, irá receber o Festival da Cultura Italiana: tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia, na Praça do Papa, em Vitória.
O evento é gratuito e tem como principal objetivo promover um intercâmbio entre as colônias de italianos, seus descendentes e toda a população capixaba. Além de reunir delícias, histórias e produtores que comercializam produtos típicos da cultura italiana, como massas e vinhos.
Para isso, uma das atrações do evento será o Cortejo do Carnaval de Veneza, uma tradição originalmente vinda da Itália, que os descendentes de italiano se apresentam com máscaras e roupas típicas, além disso, durante o desfile pelos corredores do evento, os participantes são acompanhados por músicas folclóricas italiana.
Para Rosa Maioli, o Carnaval de Veneza presente no evento representa a rara beleza da tradição italiana e, também, o encantamento cercado de muitos mistérios das histórias passadas de geração em geração, o que lhe confere uma identidade única e sem igual em todo o território capixaba.
O cortejo tem como acompanhamento durante o desfile pelos “corredores” do evento, música instrumental e folclórica italiana.
“A nossa cultura permanece viva e forte, e no Festival de Cultura italiana, todos os capixabas poderão vivenciar, de perto, a nossa história. O Cortejo do Carnaval de Veneza é apenas uma das diversas atrações que irão agitar a Praça do Papa”, afirma a presidente da Comunità Italiana, entidade cultural que organiza o evento.
As principais atrações
O Festival conta com três palcos: o Espaço Vi e Vivi, o Palco Coliseu e o Palco Torre de Pisa. E nesses palcos, as programações contam com diversas atrações, para representar a alegria e clima festivo dos italianos, como o show italiano com Luciano Daré e Banca; Banda Brasitália de Santa Teresa; Coral Circolo Trentino di Santa Teresa; Polentopeia e Vinhocicleta de Vila Pavão; Mini Campo de Bocha Livre; Coral Santa Cecília de Venda Nova; Grupo Folklorístico do Circolo; Apresentação da Família Lima; Encontro de Saberes Tradicionais da Cultura Italiana; Jogo de Tombola; Cortejo da Cantarola com Mini Tombo da Polenta; apresentação de musicais com corais com 150 vozes; danças e roupas típicas da Itália; teatro musical.
Além da contação de história por parte dos descendentes que perpetuam as tradições e produções de suas famílias, por meio do empreendedorismo.
Almoço à moda italiana
A fim de tornar a experiência dos visitantes única e completa, será servido um almoço tipicamente italiano, no último dia de evento (2), que será feito por dois Chefes de Cozinha, Luca Lunard e Renata Helker.
Entre as opções então risotto alla mantovana, arroz temperado com linguiça desfiada, carne de porco, queijo parmigiano reggiano ralado, macarrão, polenta, molhos à bolonhesa, linguiça de porco frita e muito mais. Para melhor organização, o almoço está sendo vendido antecipadamente pela Le Billet, para que os visitantes possam escolher o prato e consumí-lo no horário escolhido no momento da compra.
Serviço
O Festival da Cultura Italiana: tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia, acontece de 31 de maio a 2 de junho, na Praça do Papa, em Vitória.
Sexta-feira (31): das 16h às 22h
Sábado (01): das 10h às 22h
Domingo (02): das 10h às 18h
Site de compra do almoço: https://lebillet.com.br/event/1650/festival-da-cultura-italiana-02-maio-Vitoria-ES