No próximo sábado (21), o Coral ArcelorMittal fará uma apresentação especial no XXII Cantares, um festival internacional que reúne corais do mundo todo para celebrar a excelência da música coral.
O evento acontece desta sexta-feira (20) até domingo (22), no Teatro da Ufes, com programação totalmente gratuita, se tornando um momento para intercâmbio cultural e colaboração artística.
Com 38 anos de história, o Coral ArcelorMittal é o mais antigo coral em atividade no Estado do Espírito Santo. Atualmente, composto por 55 coralistas, o grupo tem sua trajetória marcada pela dedicação e excelência, e está sob a batuta dos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato.
Ambos são referências na condução do coral, trazendo uma combinação de experiência e inovação que enriquecem cada apresentação. O repertório inclui músicas tradicionais do Espírito Santo, como as “Três Toadas de Congo”, que homenageiam a rica cultura local, além de obras clássicas e populares, folclóricas e sacras.
Realizado pela MM Projetos Culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), o projeto do Coral ArcelorMittal conta com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc). O coral tem levado música e cultura a diversas cidades do Estado, fortalecendo a identidade cultural e o acesso à arte para todos.
Conheça os regentes do Coral ArcelorMittal:
Adolfo Alves é bacharel em Música (Canto) pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Estudou regência coral e orquestral, contraponto e harmonia em cursos de extensão universitária (UFMG) e outros de curta duração com os Maestros Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernst-Huber Contwig, H. J. Koelreuter, Sergio Magnani e Eph Ehly e Canto com Eladio Perez Gonzales, Natércia Lopes e Yvone Zita Esteves Lima.
Atuando há mais de 60 anos no canto coral, criou e regeu vários coros no Espírito Santo, entre eles o Coral Glória, de Colatina, o Coral da UFES e o Coral de Tradições Italianas “Joaquim Lovatti”.
Ângela Volpato iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade com a professora Florence Lobo. Possui bacharelado e mestrado em música; também se graduou em Psicologia e formou-se em especialização em Psicopedagogia.
Na sua formação como regente, participou de cursos livres de regência com os Maestros Helder Trefzger e Modesto Flávio. Como Maestra esteve à frente do Coral Recordar é Viver, Coral do Centro Educacional UP e Coral São Pedro. Atualmente tem conduzido o Coral ArcelorMittal, o Santo Antônio de Pádua, o Sebrae e o da IPUJP.
Serviço:
Apresentação do Coral ArcelorMittal
Evento: XXII Cantares
Data: 21 de setembro de 2024 (sábado)
Horário: A partir das 18 horas
Local: Teatro Universitário – Ufes – Vitória, Espírito Santo
Entrada: Gratuita