domingo, 23 de fevereiro de 2025

Coral ArcelorMittal se apresenta no XXII Cantares na Ufes, em Vitória

No próximo sábado (21), o Coral ArcelorMittal fará uma apresentação especial no XXII Cantares, um festival internacional que reúne corais do mundo todo para celebrar a excelência da música coral.
O evento acontece desta sexta-feira (20) até domingo (22), no Teatro da Ufes, com programação totalmente gratuita, se tornando um momento para intercâmbio cultural e colaboração artística.
Com 38 anos de história, o Coral ArcelorMittal é o mais antigo coral em atividade no Estado do Espírito Santo. Atualmente, composto por 55 coralistas, o grupo tem sua trajetória marcada pela dedicação e excelência, e está sob a batuta dos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato.
Ambos são referências na condução do coral, trazendo uma combinação de experiência e inovação que enriquecem cada apresentação. O repertório inclui músicas tradicionais do Espírito Santo, como as “Três Toadas de Congo”, que homenageiam a rica cultura local, além de obras clássicas e populares, folclóricas e sacras.
Realizado pela MM Projetos Culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), o projeto do Coral ArcelorMittal conta com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc). O coral tem levado música e cultura a diversas cidades do Estado, fortalecendo a identidade cultural e o acesso à arte para todos.
Conheça os regentes do Coral ArcelorMittal:
Adolfo Alves é bacharel em Música (Canto) pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Estudou regência coral e orquestral, contraponto e harmonia em cursos de extensão universitária (UFMG) e outros de curta duração com os Maestros Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernst-Huber Contwig, H. J. Koelreuter, Sergio Magnani e Eph Ehly e Canto com Eladio Perez Gonzales, Natércia Lopes e Yvone Zita Esteves Lima.
Atuando há mais de 60 anos no canto coral, criou e regeu vários coros no Espírito Santo, entre eles o Coral Glória, de Colatina, o Coral da UFES e o Coral de Tradições Italianas “Joaquim Lovatti”.
Ângela Volpato iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade com a professora Florence Lobo. Possui bacharelado e mestrado em música; também se graduou em Psicologia e formou-se em especialização em Psicopedagogia.
Na sua formação como regente, participou de cursos livres de regência com os Maestros Helder Trefzger e Modesto Flávio. Como Maestra esteve à frente do Coral Recordar é Viver, Coral do Centro Educacional UP e Coral São Pedro. Atualmente tem conduzido o Coral ArcelorMittal, o Santo Antônio de Pádua, o Sebrae e o da IPUJP.
Serviço:
Apresentação do Coral ArcelorMittal
Evento: XXII Cantares
Data: 21 de setembro de 2024 (sábado)
Horário: A partir das 18 horas
Local: Teatro Universitário – Ufes – Vitória, Espírito Santo
Entrada: Gratuita

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na