quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Entre novidades e surpresas, o carnaval tradicional da Barra do Jucu, em Vila Velha, pede passagem na segunda-feira (16), a partir das 15 horas, quando os mascarados se juntam à Vaquinha e à Mulinha para festejar o reinado de Momo como faziam os barrenses desde meados do século passado. Em 2026 a folia vai crescer com a estreia da ala das mascaradas, que pedem o fim da violência contra a mulher.
O irreverente desfile desses blocos tradicionais tem seu papel na formação da identidade dos moradores do local e remonta aos carnavais de décadas passadas, quando a Barra do Jucu ainda era uma vila de pescadores.
Parte do carnaval tradicional da Barra do Jucu é a confecção de máscaras pelos moradores foliões, com a técnica passada de geração em geração.
Atualmente, o morador Marcus Vinícius Machado, 40, é responsável por esse papel de ensinar o feitio das máscaras para os mais jovens, mas também para os interessados de qualquer idade.
“O carnaval de mascarados é a tradição carnavalesca mais antiga entre as que existem hoje na Barra do Jucu. Remonta há mais de cem anos”, calculou.
“Faziam a forma com barro, encapavam com camadas de tiras de papel, com cola de farinha de mandioca ou de trigo. As máscaras eram então postas para secar ao sol e, após a secagem, essa “capa” feita com as camadas de papel, eram retiradas da forma, recebiam o acabamento, os recortes de olhos, nariz etc”, relatou, antes de contar a parte final.
“A pintura era de tinta feita com carvão, urucum, genipapo… após isso, no dia do carnaval, eles se escondiam no mato, vestiam uma roupa que cobrisse todo o corpo, e saiam pelas ruas da vila, se divertindo, divertindo os adultos e assustando as crianças”, completou.

Carnaval 2026
Em 2026 as máscaras foram confeccionadas em janeiro, durante as oficinas ministradas por Vinícius, que é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Para ensinar, Vinicius primeiro teve de aprender. E foi há 23 anos, com um barrense, claro. É como ele mesmo conta. “Naquele ano fui convidado por Valcy Vieira para fazer as máscaras de políticos para o Bloco Surpresa. Valcy me ensinou a técnica de fazer o papel machê e molde de gesso”, detalhou.
O carnaval tradicional daquele balneário de Vilas Velha foi registrado no curta “Mascarados da Barra do Jucu” de Carmen Filgueiras.
É Carmen quem teve a ideia, junto com Maré Musso, de juntar amigas para estrear com a ala feminina das mascaradas em 2026.
“As Mascaradas da Barra do Jucu retomam a tradição em que mulheres de todas as idades usam máscaras de fronhas e outros materiais para pular o carnaval de maneira segura, em ambiente que também acolhe crianças”, relatou.
Carmen contou que o tema é o combate a todas as violências contra mulheres e crianças. “Com música, performance teatral e muita alegria, As Mascaradas da Barra do Jucu trazem diversão consciente”, completou.

Serviço: Carnaval tradicional da Barra do Jucu
Bloco mascarados, vaquinha e mulinha
Data: 16/02 – segunda-feira
Hora: A partir de 15h
Local: Final da Praia do Barrão

 

Matéria relacionada

Secretária de Finanças assume cadeira na gestão do sistema tributário nacional

Secretária de Finanças assume cadeira na gestão do sistema tributário nacional

A secretária de Finanças da Prefeitura de de Vila Velha, Adinalva Prates, foi empossada nessa segunda-feira (09) como 1ª suplente do Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens

Arranjos Produtivos foca em crédito de carbono em sua 3ª fase

Arranjos Produtivos foca em crédito de carbono em sua 3ª fase

No terceiro ano de existência, o Projeto Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa (Ales), passa a priorizar mais um ativo de apoio à agricultura familiar: os créditos de carbono. Além

Procon está intermediando conflito após escola fechar unidade em Vila Velha

Procon está intermediando conflito após escola fechar unidade em Vila Velha

O Procon Vila Velha acompanha e está intermediando, desde janeiro de 2026, reclamações de alunos de uma escola de formação técnica, após o encerramento das atividades da instituição no município

​Sine Vila Velha inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego

​Sine Vila Velha inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine Municipal, inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego com carteira assinada, em

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha volta a colocar a economia solidária no centro do debate sobre desenvolvimento social e geração de renda. Nesta terça-feira (10), o Dia Municipal de Economia Popular e Solidária

​Vila Velha puxou o crescimento da construção civil em 2025

​Vila Velha puxou o crescimento da construção civil em 2025

Mesmo enfrentando um ano de crédito caro e juros nas alturas, Vila Velha fechou 2025 como a cidade com o maior número de unidades imobiliárias em produção no Espírito Santo.