O carnaval no Brasil começou pelo Espírito Santo e, na noite deste sábado (22), foi a vez das sete escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória desfilarem no Sambão do Povo em busca do título deste ano.
Os desfiles começaram às 22h de sábado (22) e terminaram na manhã deste domingo (23). Desfilaram neste sábado, pela ordem: Unidos de Jucutuquara, Chegou o Que Faltava, Unidos da Piedade, Mocidade Unida da Glória (MUG), Novo Império, Independente de Boa Vista e Imperatriz do Forte.
A escola que ficar com a menor nota será rebaixada. E a agremiação vencedora do Grupo A, que desfilou na sexta-feira (21) sobe para a elite do samba capixaba.
As escolas tiveram no máximo 62 minutos para contar suas histórias na passarela, levantar os foliões e impressionar os jurados. Os desfiles começaram na sexta-feira (21), com o Grupo A, e terminaram neste domingo (23), com o Grupo de Acesso B. A expectativa era de que os três dias atraíssem 60 mil pessoas ao Sambão do Povo.
A apuração será na próxima quarta-feira (26). A agremiação do Especial com a maior nota será a grande campeã do Carnaval de Vitória 2025. Já a escola que tiver menos pontos desce para o Grupo A nos desfiles do próximo ano.
O Carnaval de Vitória é um dos mais tradicionais eventos do Espírito Santo, reunindo paixão, história e muito samba no pé. Com disputas acirradas entre as escolas de samba, o desfile na passarela do Sambão do Povo consagra, ano após ano, as grandes campeãs.
A categoria principal do Carnaval de Vitória conta com escolas de samba que acumulam história e diversas vitórias. A Unidos de Piedade é a campeã, com 14 títulos, seguida pela MUG, com 9 conquistas.