sábado, 7 de fevereiro de 2026

Carnaval de Vitória: como foram os desfiles das escolas na primeira noite no Sambão do Povo

O Carnaval de Vitória teve início nesta sexta-feira (6) com os primeiros desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Abrindo a programação no Sambão do Povo, passaram pela avenida as agremiações Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Imperatriz do Forte.

As apresentações reuniram foliões e animaram o público presente nas arquibancadas e camarotes, em Vitória.

Em 2026, a festa adota um novo formato: as dez escolas do Grupo Especial desfilam em duas noites. Após as cinco apresentações da sexta-feira, outras cinco escolas entram na avenida neste sábado (7), a partir das 22h: Rosas de Ouro, Piedade, Boa Vista, Chegou o que Faltava e Andaraí.

Pega no Samba
De volta à elite do carnaval capixaba, a Pega no Samba foi a primeira a desfilar com o enredo “Okê, Caboclo Sete Flechas – Guardião Ancestral da Natureza”. A escola homenageou a entidade afro-indígena Caboclo Sete Flechas, utilizando o simbolismo das sete flechas para exaltar a sabedoria dos povos originários, a cura e a proteção espiritual. A apresentação transformou a avenida em um espaço de fé e resistência cultural, unindo o sagrado a elementos da fauna e da flora e promovendo uma reflexão sobre a preservação ambiental e o respeito às tradições ancestrais.

Fundada em 1976, no bairro Consolação, em Vitória, a escola desfila com as cores azul, vermelho e branco. Atualmente, a agremiação é presidida por Dannilo Amon e tem criação do carnavalesco Jorge Mayko.

Novo Império
A Novo Império apresentou o enredo “Aruanayê – guardiãs dos mistérios ancestrais”, destacando a figura da Mãe Terra e a sabedoria feminina. O desfile uniu espiritualidade e natureza para exaltar as mulheres como guardiãs da cura e da continuidade da vida. Com elementos que remetiam a florestas, rios e astros, a escola transformou a ancestralidade em poesia visual, apostando em uma mitologia original desenvolvida pelo carnavalesco Osvaldo Garcia.

Criada a partir da união de foliões dos bairros Santo Antônio, Vila Rubim e Caratoíra, em Vitória, a Novo Império soma sete títulos no Grupo Especial, conquistados em 1978, 1980, 1985, 1987, 1988, 1989 e 2022.

Durante o desfile, a escola enfrentou contratempos técnicos. Problemas no carro de som atrasaram a entrada na avenida, e parte dos adereços da bateria não chegou a tempo, fazendo com que os ritmistas masculinos desfilassem sem a parte superior da fantasia.

Unidos de Jucutuquara
Terceira a se apresentar, a Unidos de Jucutuquara levou ao Sambão do Povo o enredo “Arreda Homem Que Aí Vem Mulher”. A proposta celebrou a força feminina e a ancestralidade por meio da figura de Maria Padilha, pombagira das religiões afro-brasileiras. Com criação do carnavalesco Marcelo Braga, a escola transformou o desfile em um ato de resistência cultural e espiritual, destacando mulheres que rompem silêncios e assumem o protagonismo de suas histórias.

Fundada em 1972, no bairro Jucutuquara, em Vitória, a agremiação verde e vermelha acumula sete títulos no Grupo Especial, com vitórias em 1990, 2002, 2004 e uma sequência de quatro campeonatos entre 2006 e 2009.

Mocidade Unida da Glória
A Mocidade Unida da Glória (MUG) apresentou o enredo “O Diário Verde de Teresa”, em homenagem à princesa e cientista alemã Teresa de Baviera e sua expedição ao Espírito Santo, em 1888. Sob criação do carnavalesco Petterson Alves, a escola destacou o legado intelectual da pesquisadora, que dominava 12 idiomas e se dedicou ao estudo da biodiversidade capixaba em uma época marcada por restrições ao acesso feminino às universidades.

A apresentação também trouxe reflexões sobre a preservação ambiental e o respeito aos povos originários. Apesar do atraso provocado pela demora na entrada do último carro alegórico, a MUG conseguiu se reorganizar e concluir o desfile dentro do tempo regulamentar.

Fundada em 1960, no bairro da Glória, em Vila Velha, a escola é uma das mais vitoriosas do carnaval capixaba, com nove títulos conquistados em 2003, 2005, 2011, 2013, 2015, 2016, 2018, 2023 e 2024, além de dez vice-campeonatos.

Imperatriz do Forte
Encerrando a primeira noite de desfiles, a Imperatriz do Forte levou à avenida o enredo “Xirê: Festejo às Raízes”, exaltando a cultura afro-brasileira sob uma perspectiva decolonial. A proposta buscou substituir narrativas de dor pela valorização dos saberes ancestrais e do sagrado, simbolizado pelo xirê — termo em iorubá que significa “roda”. A escola destacou a identidade preta como força viva do país, transformando o desfile em um ato de resistência cultural, educação e ressignificação histórica.

No início da apresentação, o carro abre-alas, danificado pelas chuvas da semana anterior, enfrentou dificuldades para entrar na avenida. Ainda assim, a escola conseguiu se superar e concluir o desfile dentro do tempo previsto.

Fundada em 1972, no Forte São João, em Vitória, a Imperatriz do Forte desfilou sob criação do carnavalesco Marcus Paulo.

Serviço
Carnaval de Vitória – Segunda noite de desfiles do Grupo Especial
Data: sábado (7)
Abertura dos portões: 19h
Início dos desfiles: 22h
Local: Sambão do Povo – Av. Dário Lourenço de Souza, s/n – Santo Antônio, Vitória/ES
Ingressos: https://brasilticket.com.br/carnaval-de-vitoria-2026-.html

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: como foram os desfiles das escolas na primeira noite no Sambão do Povo

Carnaval de Vitória: como foram os desfiles das escolas na primeira noite no Sambão do Povo

O Carnaval de Vitória teve início nesta sexta-feira (6) com os primeiros desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Abrindo a programação no Sambão do Povo, passaram pela avenida

Sábado de altas temperaturas com máxima de até 37ºC no ES

Sábado de altas temperaturas com máxima de até 37ºC no ES

Apesar de algumas regiões estarem sob alertas de chuvas intensas, o sábado (7) promete ser quente no Espírito Santo. Segundo meteorologistas do Incaper, a temperatura pode chegar a 37ºC no

Carnaval de Vitória: veja a ordem e os horários dos desfiles

Carnaval de Vitória: veja a ordem e os horários dos desfiles

O Sambão do Povo se prepara para dois dias de espetáculo com os desfiles das dez escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, na sexta-feira (6) e no sábado

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no ES

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no ES

O primeiro levantamento da safra de café 2026 no Espírito Santo aponta um cenário positivo para a cafeicultura capixaba. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção

Morre ex vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, aos 58 anos

Morre ex vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, aos 58 anos

  Morreu nesta sexta-feira (6), o ex-prefeito e ex-vereador de Vila Velha, Jorge Carreta, aos 58 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado desde a último dia 29

Polícia busca assassino de Dante Brito Michelini e arma usada no crime

Polícia busca assassino de Dante Brito Michelini e arma usada no crime

A Polícia Civil do Espírito Santo realiza buscas para localizar o assassino de Dante Brito Michelini, de 75 anos, o Dantinho, e a arma usada no crime. O delegado-geral da