A Independente de Boa Vista é a campeã do Grupo Especial dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, com 179,9 pontos. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (26). A Chegou a que faltava ficou em segundo lugar, com 179,6 pontos, enquanto a MUG, com 178,9, ficou com o terceiro lugar.
A Agremiação disputou com o tema “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, que celebrou o grande fotógrafo brasileiro, capaz de capturar e enxergar o mundo com outros olhos.
O Grêmio Recreativo Cultural Esportivo Social Escola de Samba Independente de Boa Vista contou com 1.500 componentes em seu desfile e fez história na avenida, mostrando todo o talento, brilho e garra da comunidade da Águia Furiosa.
“A comunidade da Boa Vista esteve completamente engajada em mais uma jornada rumo à avenida. As equipes de barracão, ateliê, bateria e harmonia trabalharam intensamente para garantir um espetáculo inesquecível”, disse o presidente Emerson Xumbrega no dia do desfile.
Vitor Machado faz parte da bateria há 12 anos: “É muito gratificante participar da escola e ver a evolução que tivemos. Nosso desfile foi maravilhoso, repleto de alegria”, disse.
Grupo A
A Andaraí é a campeã do Grupo A dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, com 179,9 pontos, e disputará o Grupo Especial em 2026.
Com o enredo “Mercado da Capixaba: A folia verde e rosa exalta sua tradição”, uma homenagem ao icônico mercado da capital, que foi revitalizado após mais de duas décadas de portas fechadas, a escola foi dominante e ganhou com uma vantagem de 3 décimos para a segunda colocada Pega no Samba.
A cobra venenosa levou para a avenida um desfile repleto de brilho, elegância e referências à alta sociedade que frequentava o mercado em seus tempos áureos, com figurinos adornados com plumas, veludos, sedas e rendas, resgatando a pompa dos trajes da época.
O presidente da escola, Thiago Bandeira, celebrou a conquista do título. “A gente lutou muito, batalhou muito, pra voltar para o nosso lugar. Eu acredito que essa diretoria e essa comunidade fez de tudo pra gente voltar para o grupo especial. E eu tenho um recadinho, a Andaraí vai para o grupo especial e não é para cair, é para disputar o título lá em cima”, disse.
Grupo B
A Chega Mais conquistou o título do Grupo B do Carnaval de Vitória, alcançando 179,50 pontos. A agremiação sobe de grupo e, em 2026, desfila no Grupo A.
A escola de samba levou para o Sambão do Povo um espetáculo emocionante e cheio de significado. Com o enredo “Alodê, Odofiaba, Mãe-d’água, Odoyá”, a agremiação exaltou a história e a importância de Yemanjá, destacando sua conexão com as águas, sua maternidade divina e o sincretismo religioso que envolve sua figura no Brasil.
Quarta escola a se apresentar na noite do último domingo (26), a Chega Mais brilhou na avenida com aproximadamente 700 componentes, distribuídos em 19 alas, além de um carro alegórico, um tripé e um pede passagem.
A escola, fundada em 1980, apostou em uma abordagem culturalmente rica, sem se limitar a uma única tradição religiosa, tornando a homenagem ainda mais abrangente e representativa.