“Paulo Hartung sempre lança um nome para confundir o mercado”
Esse afirmação partiu de um marqueteiro político muito conhecido no Estado. Contudo, essas frases prontas não são regras e boa parte delas não representa a realidade eleitoral.
Não sejamos ingênuos, o mercado é o melhor leitor político que existe, sendo quase impossível confundí-lo. O que existe são os planejados “balões de ensaio”, o popular “vai que cola”, que também não chega a surpreender os atores do mercado.
Assim como outros experientes políticos, Paulo Hartung faz ensaios para sentir e não confundir o mercado, ainda mais conhecendo o próprio mercado como ele conhece. Sem contar que esse “sentir” é extremamente escalonado e produz efeitos diferenciados na esteira sócio-eleitoral, onde o próprio mercado usa ou não essas ondas monitoradas, conforme a conveniência política predominante.
Enfim, não subestimemos o mercado, porque na política “tem tudo” e “tem de tudo”, só não tem “gente boba”,
Weverton Santiago, é Cientista Político
As opiniões expressas neste texto são de exclusiva responsabilidade do autor convidado e não refletem, necessariamente, a visão ou posição editorial do Jornal Folha da Vila. Cada autor convidado é responsável por suas declarações, argumentos e conteúdos, reafirmando nosso compromisso com a pluralidade de ideias e o debate saudável e respeitoso.