O prazo final para o recebimento dos formulários de inscrição para a “Trilha de Formação Empreendedora em Costura Industrial para Vestuário” se encerrará no próximo domingo (16). Formações do tipo trilha consistem em cursos flexíveis, desenvolvidos para profissionais já atuantes no mercado, que precisam de flexibilidade para conciliar os estudos com o trabalho.
Esta trilha em si está sendo oferecida pelo Governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Ao todo são 200 vagas ofertadas para o curso, que é composto por cinco temas: “Introdução à Costura Industrial”, “Operação em Máquina Reta”, “Operação em Overloque e Interloque”, “Operação em Máquinas Especiais”, e “Montagem de Peças em Tecido Plano e Tecido Elastano”.
“O nosso conceito é formar estas pessoas para empreenderem. É muito melhor o profissional de costura ser PJ (Pessoas Jurídica) do que CLT, porque o empreendedor tem a possibilidade de transformar seus sonhos em realidade e visto que a Aderes tem o compromisso com a inclusão socioeconômica em todos os territórios”, avalia Samuel J. Messias, gerente de projetos especiais da Aderes.
Messias explica que diferente de outros cursos de costura, que demoram aproximadamente 9 meses, esta trilha será feita por etapas que duram 24 ou 30 horas. “Em cada etapa o aluno ganhará um certificado, que o permitirá já atuar naquela determinada área. E após terminar todas as etapas ele receberá um certificado consolidado se tornando costureiro profissional”, conta.
Os interessados em se inscrever deverão ter idade mínima de 16 anos completos, ter o ensino fundamental (1ª a 6ª séries) e serem residentes nos municípios da Grande Vitória, São Mateus, Linhares e Colatina.
Para efetivar a inscrição será necessário o preenchimento completo da ficha no link https://forms.gle/c2idXvhD2fER67DF8. A seleção será feita por ordem de inscrição. Na próxima quinta-feira (20) será divulgada a lista provisória e local de entrega de documentos.