O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai receber o confronto entre Rio Branco de Venda Nova e Rio Branco. O jogo de ida da final do Capixabão 2024 acontece neste domingo (7), às 16 horas.
Nas semifinais, o Rio Branco de Venda Nova, que conta com o patrocínio da Secretaria de Esportes de Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), venceu o Vitória nos dois jogos: placar de 1 a 0 no jogo de ida e 2 a 1 na volta, no domingo passado (31). Já o Rio Branco enfrentou o Porto Vitória e também venceu seus dois jogos, ambos por 2 a 1.
Na decisão, assim como aconteceu nas semifinais, não há vantagem para nenhum dos times em relação à campanha realizada na primeira fase.
O jogo de volta, que decidirá o grande campeão, será no dia 13 de abril, às 17 horas, novamente no Kleber Andrade.
Retrospecto
Até o momento, são 15 jogos, com 4 vitórias do Capa-Preta, 6 empates e 5 vitórias do Brancão Polenteiro (com dados desde 2016, quando a equipe de Venda Nova retornou ao cenário profissional).
A vantagem histórica do confronto é da equipe de Venda Nova do Imigrante. No entanto, nos últimos 5 jogos, foram 4 vitórias do Rio Branco da Capital e um empate. O último duelo foi ainda na fase de grupos do Capixabão 2024, quando o Capa-Preta venceu por 1 a 0, com gol de Jonata.
Em 2020, o mundo passava pela pandemia do coronavírus, que afetou toda a vida em sociedade. Comércios, escolas, empresas, pontos turísticos, tudo fechado. No futebol não foi diferente e o Campeonato Capixaba daquele ano foi interrompido em curso. Por isso, a final daquele torneio precisou ser realizada em 2021. Os adversários? Rio Branco e Rio Branco-VN.
O Capa-Preta não ia para a final do Estadual desde 2015, quando conquistou seu 37° título. Já o Brancão Polenteiro chegou à primeira final de Capixabão de sua história, portanto, nunca havia conquistado o troféu.
E a equipe de Venda Nova saiu da fila: empate por 0 a 0 no primeiro jogo e 1 a 0 na volta no estádio Olímpio Perim, com gol de Rafael Casto, que deu o título para a equipe. Agora, os dois clubes voltam a se enfrentar na decisão, que toma ares de revanche para o lado do clube capa-preta.
Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)
Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo, em ICMS.
O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.