O aguardado terceiro barco do Sistema Aquaviário está prestes a chegar ao Espírito Santo, após quatro meses da inauguração do sistema, que iniciou as operações com duas embarcações.
Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, com o novo equipamento será possível realizar as viagens noturnas até janeiro, conforme anunciado no dia da inauguração.
Damasceno diz que a nova embarcação está ancorada em Santa Catarina, no Sul do país, e a chegada foi temporariamente adiada devido às intensas chuvas que têm afetado a região, prejudicando as condições de navegação. Ele ressaltou que, com a melhora do clima e a conclusão da inspeção pela Marinha local, o barco seguirá em direção ao Espírito Santo.
“Estamos resolvendo as burocracias, e depois serão necessários 10 dias de navegação. Esperamos que agora, com a melhora do tempo e a inspeção da Marinha de lá, que precisa ser realizada, ele possa se dirigir ao Espírito Santo”, explicA o secretário.
A chegada do terceiro barco é vista como importante para o Sistema Aquaviário, permitindo a expansão do horário de funcionamento para o período noturno.
“Já instalamos os equipamentos, realizamos os testes. Estamos aguardando apenas a finalização de um equipamento de sinalização noturna, são boias solicitadas pela Marinha. Estamos complementando essa sinalização e aguardando a chegada do terceiro barco. Esperamos que ainda em dezembro ou, no máximo, em janeiro, possamos iniciar a operação noturna”, diz o secretário sobre as medidas adotadas para o modal operar à noite.