quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

 

O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia”, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (07), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul Seixas enviada à sua ex-esposa, Kika Seixas. Intitulada “Querida Kika”, a gravação emocionou a viúva de Raulzito e desponta como um dos destaques do terceiro álbum autoral do artista capixaba.

“Estrada, Vã, Poesia” reúne oito composições que representam a jornada de Sandrera na estrada dentro do folk rock, estilo que ele abraçou desde o início de sua carreira, há 25 anos, na cidade de Vila Velha (ES).

Paralelamente o artista lança, no próximo dia 14 de fevereiro, o videoclipe da canção “Pássaro Negro”, que integra o seu álbum “Quase Hippie”. Com direção de Philippe Grillo, o vídeo traz referências ao escritor Edgar Allan Poe, ao pássaro “Assum preto”, imortalizado por Luiz Gonzaga, e à canção “Blackbird” dos Beatles.

Tanto o álbum “Estrada, Vã, Poesia” quanto o videoclipe de “Pássaro Negro” foram viabilizados por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal, através de Editais de Seleção de Projetos do município de Vila Velha.

 

Influências

A canção “Querida Kika” foi lançada originalmente pelo cantor em 2018, no formato de single e videoclipe. Agora, ressurge remasterizada e com potencial para impulsionar o novo trabalho do artista, cujo timbre de voz é frequentemente associado ao de Raul Seixas. O Maluco Beleza é uma de suas principais influências, juntamente com Bob Dylan, Belchior e Zé Geraldo.

Quando teve acesso à carta de Raul Seixas para a esposa, Sandrera logo percebeu a possibilidade de musicá-la. “A letra expressa a profunda saudade, o desejo de reconciliação e reflete sobre a solidão que o Raul sentia em função da distância da amada e da filha. É um desabafo cheio de nostalgia e arrependimento, buscando reconciliação”, afirma o músico.

“Estrada, Vã, Poesia”, no entanto, vai além da homenagem a Raul Seixas, na medida em que oferece ao público canções inéditas que entrelaçam temas como amor, saudade, desilusão e esperança. Algumas composições surgiram durante viagens do cantor para realizar shows no estado do Espírito Santo.

Cada uma delas, segundo Sandrera, carrega uma poética pessoal e revela a sensibilidade, autenticidade e a vulnerabilidade do artista, mesclando romantismo e reflexão.

Landau e o “agrocore”

É o caso de “Rock in Roll Mainha”, que conta com a participação especial do músico mineiro Landau, irmão do vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino. Landau é considerado um expoente do movimento agrocore, que mistura o rock’n’roll com a música sertaneja. “A faixa ‘Rock in Roll Mainha’ nasceu de uma inspiração espontânea para homenagear o rock’n’roll, com uma pitada de humor, brasilidade e uma abordagem descontraída, contando com feat. do artista Landau”, descreve Sandrera.

Retratos poéticos

Canções, para um compositor, são como filhos, e é difícil fazê-lo selecionar aquelas que considera mais relevantes dentro de um trabalho que ora se apresenta para a fruição do público. Mesmo assim, Sandrera faz questão de elencar três faixas que chamam especialmente a sua atenção no novo álbum: “Esmola”, que retrata a luta do artista em um mundo que não valoriza a sensibilidade; a poética “Nossa Festa”, que reflete sobre a passagem do tempo, os erros e acertos; e “Feito Criança”, que pode ser entendida como uma celebração da busca pela simplicidade e alegria da infância.

Todo esse lirismo ganha vida através de arranjos adornados por instrumentos como steel guitar, violino, gaita, flauta e pelo peso da guitarra, como pressupõe a estética da sonoridade folk rock. “De certa forma, este álbum se constitui como um retrato poético da minha caminhada, revelando a minha essência, que é a de sempre valorizar os sonhos e o amor em meio às incertezas”, conclui Sandrera.

 

CONFIRA:

“Estrada, Vã, Poesia”, novo álbum de Sandrera

Participação especial: Landau

Lançamento nas redes: 07 de fevereiro (sexta-feira)

Onde ouvir: a partir das 0:00h, no canal de Sandrera no YouTube https://www.youtube.com/c/SANDRERA e nas principais plataformas digitais

Projeto viabilizado através do Edital de Seleção de Projetos 004/2023, do município de Vila Velha, com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Paulo Gustavo.

 

FAIXA A FAIXA POR SANDRERA:

1 – Esmola

A canção reflete o desencanto de um artista diante da falta de reconhecimento de seu trabalho e aborda a luta para ele encontrar o seu lugar em uma sociedade que não compreende sonhadores e poetas. Também critica a indiferença social, onde tanto faz um ato de carinho ou o desprezo, destacando a frieza diante da criatividade e sensibilidade artística.

 

2 – Estrelas

Transmite encanto pelo amor, comparando os olhos da amada a mistérios e magia, trazendo histórias e canções inspiradas pela noite, simbolizadas como estrelas em um buquê. A mensagem central é que, apesar dos obstáculos, os sonhos ainda existem, mesmo que o mundo nem sempre consiga reconhecê-los.

 

3 – Mano Rasta, feito Mário Quintana, eu também me fiz do contra

A música começa descrevendo a noite escura da saudade de um velho amigo, o “Mano Rasta”. Aborda a nostalgia e desencanto e menciona a existência de uma aldeia encantada onde a corte governa, mas o povo continua a sofrer. A mensagem é de que, apesar das dificuldades, a vida vai além dos mandatos passageiros e das injustiças. As crianças indo para a escola representam a continuidade da vida, trazendo esperança.

 

4 – Feito criança

A canção destaca a conexão entre infância e velhice. Celebra o amor e simplicidade em todas as idades, e o desejo por dias felizes como os da infância. Expressa nostalgia lembrando das brincadeiras de estourar bolas, sugerindo que os conflitos da vida sejam leves e lúdicos, como uma guerra de travesseiros.

 

5 – Rock in Roll Mainha (feat. Landau)

É uma canção divertida que exalta o espírito indomável do rock’n’roll e o impacto que ele tem sobre as pessoas. Retrata o rock como algo que não pode ser contido, mas que é amado e valorizado por quem o entende.

 

6 – Nossa festa

Destaca a passagem do tempo e a importância de viver intensamente o presente. Lembra que o tempo não volta e o futuro é incerto, incentivando a aproveitar cada momento com o amor, já que a vida passa rápido. A canção reflete sobre erros e acertos como partes essenciais da jornada, construindo a história pessoal de cada um. No fim, reforça que a “festa” da vida é o presente, e que o tempo contará essa história.

 

7 – Moleque marmanjo

A canção reflete a liberdade de ser autêntico e romântico em um mundo que sufoca os sonhos. Expressa um desabafo sobre o cansaço e a sensação de que o mundo supervaloriza o dinheiro e que, apesar de vivermos em uma sociedade pragmática, devemos nos manter românticos e sonhadores, encontrando leveza e alívio no sorriso da pessoa amada, valorizando a conexão emocional.

 

8 – Querida Kika

Fiz esta canção a partir de uma carta de Raul Seixas para a sua ex-esposa, Kika Seixas. A letra expressa a profunda saudade, o desejo de reconciliação e reflete sobre a solidão provocada pela distância da amada e da filha; na carta, ele destaca que nunca as esqueceu e manifesta o desejo de envelhecerem juntos. A canção é um desabafo cheio de nostalgia e arrependimento, em busca de reconciliação.

 

FICHA TÉCNICA DO ÁLBUM:

Compositor: Sandrera

Vocal: Sandrera

Backing vocal: Amélia Barretto, Claudine Abreu, Duda Negreli e Larissa Pacheco

Gaita: Waldo Dalvi

Teclado e órgão: Dori Santana, Pedro Ferna e Ton Sall

Violino: Wesley Higino

Flauta e sax: Lino Ramos

Guitarra: Ded Bonfim

Steel guitar, guitarra e violão: Ricardo Mendes Cachalote

Contrabaixo: Marcio Xavier e Luiz Galego

Bateria: Gustavo Araújo e Heverton Macapá

Produção executiva e capa: Vagna Ganen

 

 

SAIBA MAIS SOBRE SANDRERA:

Cantor e compositor com 26 anos de carreira, Sandrera tem uma forte identidade com a música brasileira. É um compositor polivalente e sua obra foi descrita por alguns jornalistas como “palavra cantada”, o que reflete a força poética de suas letras e o cuidado com os temas. Em suas composições costuma utilizar referências variadas, mas sem abrir mão de seu estilo próprio.

Sua forma de compor traz uma digital sonora marcante, unindo instrumentos como violino, rabeca, steel guitar, banjo e viola nordestina, combinados com o peso da guitarra rock’n roll e o violão folk. Sua música o levou à Noruega, e por duas ocasiões à França, onde também gravou o videoclipe de sua canção “Aos Olhos de Kalil Gibran”.

A canção “Baby”, de sua autoria, ganhou tradução para o espanhol, por meio da interpretação do casal argentino Lara y Juan. Em 2022, a composição “Cantinho Encantado” foi gravada pela cantora e compositora mineira Christiana Lobo.

Em 2024, Sandrera lançou o segundo álbum, “Quase Hippie”, juntamente com o videoclipe de “Lugar ao Som”, com participação especial de Zé Geraldo. Em 2025, apresentou-se com o cantor e compositor mineiro no Festival Delírio Tropical, na Arena de Verão de Vila Velha.

Literatura

O artista publicou seu primeiro livro, o romance “Amorança”, em outubro de 2023, com lançamento na Academia de Letras de Vila Velha.

 

 

SIGA SANDRERA NAS REDES:

 

YouTube: https://www.youtube.com/@SANDRERA

Instagram: https://www.instagram.com/sandrera_oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/sandreraebanda

 

 

Matéria relacionada

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

  O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia”, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (07), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

    Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Do alto do Pico Itaúnas ao Rio Jucu, encontra-se uma área estratégica que marca parte do limite entre os municípios de Vila Velha e Viana. Esse território, com cerca de

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

Tem chamado cada vez mais a atenção do mercado o fato de Vila Velha se manter como líder em desenvolvimento imobiliário no Espírito Santo. A cidade – que chegou a

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine, e a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES) firmaram parceria para promover

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Quem quer começar o ano novo com emprego novo, em Vila Velha, deve se apressar. O feirão “Emprego Já”, que começou nesta quarta-feira (22), com 655 vagas em oferta, termina