As chuvas que têm atingido o Espírito Santo nos últimos dias já deixou pelo menos 316 pessoas fora de casa. A informação é do mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado no início da manhã desta quinta-feira (9).
Desse total, 280 pessoas estão desalojadas — ou seja, estão abrigados nas casas de parentes ou amigos — e 36 estão desabrigadas — precisaram ir para abrigos providenciados pelas prefeituras.
A situação é mais crítica em Rio Bananal, na Região Norte do Estado, onde 200 pessoas estão desalojadas e 25 estão desabrigadas. Já em Mimoso do Sul, que já havia sofrido danos severos com chuvas no ano passado, 27 pessoas estão desalojadas e outras duas desabrigadas.
Segundo a Defesa Civil, também precisaram deixar suas casas moradores de Jaguaré (20 desalojados), Iúna (12 desalojados), João Neiva (9 desabrigados), São Domingos do Norte (5 desalojados), Venda Nova do Imigrante (4 desalojados), São Gabriel da Palha (4 desalojados), Santa Teresa (4 desalojados), Barra de São Francisco (2 desalojados) e Aracruz (2 desalojados).
Ainda de acordo com o boletim desta manhã, em Santa Teresa e Santa Leopoldina, o rio atingiu a cota de inundação na sede dos dois municípios, com a água atingindo algumas casas da população ribeirinha.
Em Iúna, quatro casas foram inundadas na região de Trindade. Ao todo, 12 pessoas foram retiradas desses imóveis.
No mesmo município, um carro foi atingido pelo deslizamento de uma encosta, na rodovia ES-185, sentido Ibitirama. Não houve vítimas e o trânsito já foi liberado. Já em Muniz Freire, houve queda de barreiras em estradas, e muitas ruas estão alagadas.
Volume de chuva
O Espírito Santo enfrenta um cenário de devastação devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última terça-feira (7). Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil, nas últimas 24 horas, foram registradas 122.08 mm de chuva em Serra, na Grande Vitória. O documento indicou que há risco alto de deslizamentos no município.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de Grande Perigo para esta quinta-feira (9). Há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Em Muniz Freire e Mantenópolis ocorreram inúmeras quedas de barreiras e ruas ficaram alagadas. O Rio Muqui do Sul, em Mimoso do Sul, transbordou na noite da última quarta-feira (8) e alguns moradores foram retirados de suas casas.
Um muro caiu no centro da cidade de Aracruz. Além disso, uma árvore caiu em uma estrada rural localizada na ES-124, atingindo uma casa. Duas pessoas ficaram desalojadas. No município de Rio Bananal, os bombeiros foram acionados para fazer a remoção de diversas famílias de suas residências devido a inundação causada pelo rompimento de uma barragem.
A ES-245 que liga Linhares à Rio Bananal está totalmente interditada, sem previsão, devido ao acúmulo de água sobrepondo a pista. Em Santa Tereza, um rio inundou algumas casas da população ribeirinha local. O mesmo ocorreu com a população ribeirinha de Santa Leopoldina.
Já em Iúna, houve um deslizamento sentido Ibitirama e um carro foi atingido. Ninguém se feriu.