quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Salve, São Benedito!

Há meio século participo da festa de São Benedito, dia 27/12, na quase quinhentista cidade de São Mateus, para agradecer o ano que passou e nos proporcionou inúmeras lutas e realizações, além de participar do Baile de Congos — Ticumbi —, em Conceição da Barra, de 30/12 a 1/1, para que possamos merecer um ano novo com saúde, destemor, resistência e coerência conforme os nossos sonhos, desejos e utopias.

Especialmente em 2025, espero que o Sítio Histórico Porto de São Mateus possa continuar sobrevivendo à incúria, ao preconceito e ao descaso de muitos, e, sobretudo, ao desrespeito, à desvalorização e ao desconhecimento de sua secular importância.

Caso estivesse localizado em Recife, São Paulo, Salvador ou no Rio de Janeiro, o Sítio Histórico Porto de São Mateus — que é mais antigo do que essas importantes cidades do Brasil — seria valorizado, reconhecido e receberia 1 milhão de turistas, estudantes, professores, pesquisadores e visitantes ao ano.

Mas, como está situado no norte do Estado do Espírito Santo, o Porto de São Mateus continua sendo “condenado” pelos seus quase 300 anos de escravidão e, sobretudo, punido pelo “crime” de ser o maior entreposto de compra e venda de africanos para a escravidão no interior do país, além da apreensão do último navio negreiro vindo da África para o Brasil — a escuna norte-americana Marie Smith — com 350 angolanos, em 1856, que colocou um ponto final no comércio marítimo de compra e venda de negros comandado pelos poderosos senhores das famílias coroadas.

Restaurado e revitalizado pela Secretaria de Estado da Cultura, no governo Vitor Buaiz — com recursos financeiros do Ministério da Cultura/MinC e em parceria com o Município de São Mateus quando Rui Baromeu era prefeito —, o belo conjunto arquitetônico do Porto de São Mateus, há mais de 20 anos, vem sendo retaliado, abandonado e negligenciado pelos dois últimos governos do Estado do Espírito Santo.

Mas, indiferente ao descaso, à incúria e ao preconceito, no Porto de São Mateus existe — embora atualmente fechado — o único museu privado do Brasil, mantido com recursos próprios e entrada gratuita, que conta a história dos heróis quilombolas que resistiram ao sistema escravocrata e deixaram um extraordinário testemunho de lutas pela liberdade.

Ao Porto de São Mateus dediquei 50 anos de minha vida, quando, encantado por sua história, pesquisei e escrevi 40 livros — de 1965 a 1995 — que fazem parte da série História dos Quilombolas, com base na oralidade, resgatando a memória de dezenas de heróis negros “esquecidos” pela historiografia oficial, realizado um trabalho inédito e pioneiro na literatura brasileira que, por certo, ajudou a levar o meu nome à indicação ao Prêmio Nobel de Literatura.

E, por ser um bem “tombado”, o extraordinário casario do Porto de São Mateus deveria ser melhor fiscalizado, defendido e protegido pelo Ministério Público Estadual/MPE como um patrimônio do povo capixaba, além de respeitado, preservado e reconhecido pelo Ministério Público Federal/MPF como um conjunto histórico indispensável ao melhor entendimento dessa nossa bela e extraordinária aventura chamada civilização brasileira.

Salve, São Benedito! O santo dos negros, dos pobres, dos oprimidos, dos cozinheiros e dos nutricionistas, para que o Sítio Histórico Porto de São Mateus e o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental voltem a servir ao povo!

Saúde e paz!

A luta continua!

Maciel de Aguiar
@escritormacieldeaguiar
WhatsApp 27-999881257

As opiniões contidas no texto são um pensamento do autor.

Matéria relacionada

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

  O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia”, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (07), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

    Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Do alto do Pico Itaúnas ao Rio Jucu, encontra-se uma área estratégica que marca parte do limite entre os municípios de Vila Velha e Viana. Esse território, com cerca de

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

Tem chamado cada vez mais a atenção do mercado o fato de Vila Velha se manter como líder em desenvolvimento imobiliário no Espírito Santo. A cidade – que chegou a

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine, e a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES) firmaram parceria para promover

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Quem quer começar o ano novo com emprego novo, em Vila Velha, deve se apressar. O feirão “Emprego Já”, que começou nesta quarta-feira (22), com 655 vagas em oferta, termina